Temas em Análise 214: Atividade Industrial começa o Ano em Queda

ATIVIDADE INDUSTRIAL COMEÇA O ANO EM QUEDA

 

No primeiro mês do ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade industrial mostrou queda de 2,6%, em relação ao mesmo mês de 2018, ficando abaixo das expectativas de mercado (ver tabela abaixo). No acumulado em 12 meses, a produção do setor continuou crescendo (0,5%), porém mantendo a tendência de desaceleração iniciada no segundo semestre do ano passado.

No contraste anual, todos os segmentos, segundo as categorias de uso, apresentaram contração, com destaque para a produção de bens duráveis, que continua a ser afetada pela crise argentina, principalmente no caso dos veículos, e de capital, que reflete a lentidão da retomada do investimento produtivo.

Em síntese, o ano começou para a indústria mantendo os mesmos problemas enfrentados no final de 2018: crise argentina e baixa demanda interna, devido ao elevado desemprego. A confiança dos empresários melhorou muito após as eleições, mas isso ainda não se traduziu, do ponto de vista prático, em novas iniciativas. A perspectiva é de que o avanço das reformas fiscais permita criar um cenário mais favorável para novos empreendimentos, exercendo impacto multiplicador na atividade industrial e econômica.

 

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal