Temas em Análise 234: Indústria continua Decepcionando em Junho

INDÚSTRIA CONTINUA DECEPCIONANDO EM JUNHO

De acordo com a Pesquisa Mensal da Indústria (PMI) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho, na comparação com o mesmo mês de 2018, a atividade industrial mostrou queda de 5,9% (ver tabela abaixo). Houve contração nas quatro categorias de uso, principalmente nos casos dos bens intermediários, cujo principal destaque negativo coube à indústria extrativa, e dos bens de consumo durável, com produção fortemente afetada pela queda na fabricação de veículos. No acumulado em 12 meses, também foi registrado recuo (-0,8%).

Ainda que parte desses resultados se expliquem tanto pela existência de dois dias úteis a menos no mês de junho, como pelo reflexo da queda na produção da Vale, após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), a contração da indústria chama a atenção pelo fato de que a base de comparação do ano passado é bastante fraca, devido aos efeitos negativos da greve dos caminhoneiros. Continuam apesar a falta de demanda interna, o alto grau de endividamento das empresas e a desaceleração global, que afeta negativamente as exportações de manufaturados.

Em síntese, a indústria continua a apresentar desempenho aquém do esperado. Espera-se que a aprovação definitiva da reforma da Previdência, que reduziria a incerteza fiscal, elevando os investimentos produtivos e em infraestrutura, aliada a menores taxas de juros, possam contribuir para a recuperação do setor.

 

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal