Temas em Análise 237: Serviços seguem mostrando Fraco Desempenho em Junho

SERVIÇOS SEGUEM MOSTRANDO FRACO DESEMPENHO EM JUNHO

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho, o volume de serviços prestados caiu 3,6%, no contraste com o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo). Três das cinco atividades consideradas na pesquisa apresentaram queda nessa mesma base de comparação, com maior influência dos transportes. Em 12 meses, houve crescimento de 0,7%, inferior ao anotado na leitura anterior (1,1%).

A queda no comparativo anual se explica pela existência de dois dias úteis a menos em relação a junho de 2018, que, além disso, constitui uma base de comparação relativamente alta, por conta da demanda reprimida que se originou após a greve dos caminhoneiros. De todo modo, a fraca evolução da atividade econômica, seja pelo lado da demanda, seja pela produção industrial, que utiliza fortemente serviços de transporte de cargas, também explica a evolução “anêmica” do setor o longo do presente ano.

 


Em síntese, o volume de serviços prestados continua mostrando lenta recuperação, configurando, junto com a indústria e o varejo, um cenário de baixo ritmo de crescimento da atividade. Espera-se que a elevação da confiança dos empresários, que pode advir da aprovação final da reforma da Previdência, aliada à continuidade do ciclo de redução da taxa de juros básica (SELIC) por parte do Banco Central, possam contribuir para melhorar o desempenho do setor.

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal