Temas em Análise 243: Indústria Cresce em Agosto, mas continua Perdendo "Fôlego" no Ano

INDÚSTRIA CRESCE EM AGOSTO, MAS CONTINUA PERDENDO “FÔLEGO” NO ANO


Segundo a Pesquisa Mensal da Indústria (PMI), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto, a indústria cresceu 0,8% em relação a julho, livre de efeitos sazonais. Apesar de configurar o melhor resultado mensal desde 2014, o desempenho anual continua fraco, com a produção do setor mostrando queda de 2,3%, em relação ao mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), em parte devido à existência de um dia útil a menos. Além disso, no acumulado dos últimos 12 meses, a contração da atividade seguiu se intensificando (-1,7%).


No comparativo anual todas as quatro categorias de uso mostraram contração, com destaque negativo para as produções de bens de capital, sugerindo baixa recuperação do investimento produtivo, e de bens de consumo durável, negativamente afetada pela insuficiência tanto da demanda interna, como da externa, que continua a ser negativamente impactada pela crise argentina e pela desaceleração da economia mundial.


Em síntese, apesar do resultado acima do esperado em agosto, em termos anuais, a indústria continua mostrando contração. A recente aprovação da reforma da Previdência, conjuntamente com outras reformas estruturais, que deverão elevar a confiança dos empresários, aliadas ao câmbio mais favorável e à continuidade do ciclo de redução da taxa básica de juros (SELIC), criam as bases para que o setor se recupere ao longo dos próximos meses.

 

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal