EM SETEMBRO, INDÚSTRIA APRESENTA LEVE CRESCIMENTO
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em setembro, a indústria apresentou alta de 1,1%, na comparação com o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo). No acumulado dos últimos 12 meses, houve contração (-1,4%), porém inferior à observada na leitura anterior (-1,7%).
No comparativo anual, todas as categorias de uso apresentaram elevação, destacando-se a produção de bens de consumo durável, notadamente veículos, artigos eletrônicos e móveis. Esses resultados se devem, em grande parte, à existência de dois dias úteis adicionais em setembro deste ano. O setor ainda opera com grande ociosidade, devido à fraca demanda interna, à redução do setor extrativo mineral, em decorrência do acidente de Brumadinho (MG), e à redução das exportações, principalmente aquelas destinadas ao mercado argentino.
Em síntese, apesar de apresentar leve crescimento em setembro, o desempenho da atividade industrial ainda é fraco. Para os próximos meses, espera-se que a continuidade do ciclo de redução da taxa de juros básica (SELIC) e o nível de câmbio mais alto auxiliem na recuperação do setor.
Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal