Temas em Análise 256: Em Novembro, Desempenho da Indústria Reflete Lenta Recuperação

EM NOVEMBRO, DESEMPENHO DA INDÚSTRIA REFLETE LENTA RECUPERAÇÃO

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial, em novembro, no comparativo com o mesmo mês de 2018, mostrou queda de 1,7% (ver tabela abaixo), maior do que era esperado pelos analistas de mercado. No acumulado de 12 meses o setor manteve a intensidade da contração observada na leitura anterior (-1,3%).

No comparativo anual, duas das quatro categorias de uso apresentaram elevação, destacando-se a produção de bens de consumo duráveis e não duráveis, principalmente produtos diversos. O segmento de bens de capital (máquinas e equipamentos) e de bens intermediários exibiram contração na mesma base de comparação.

Esses resultados se explicam tanto pela menor demanda interna como também pela redução das exportações de manufaturados devida à crise argentina e à desaceleração da economia mundial, combinada com a menor produção mineral em decorrência do acidente de Brumadinho (MG).

Em síntese, a evolução da indústria em novembro reflete a lenta recuperação do setor, que poderia ser beneficiada pela expansão do crédito, por menores taxas de juros e pelo atual patamar da taxa de câmbio, que eleva sua competitividade.

 

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal