SETOR SERVIÇOS SEGUE TRAJETÓRIA DE RECUPERAÇÃO EM NOVEMBRO
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de divulgar o desempenho do setor serviços em novembro, que apresentou aumento de 1,8% sobre igual mês de 2018 (ver tabela abaixo), configurando a terceira alta anual consecutiva. A recuperação do setor, embora lenta, também pode ser visualizada no acumulado em 12 meses, que seguiu mostrando aceleração, ao crescer 0,9%, frente aos resultados observados nos dois meses anteriores (0,8% e 0,7%, respectivamente).
Esses resultados refletiriam a melhora relativa da situação econômica das famílias, frente à gradativa recuperação da renda e do emprego, ocorrida principalmente nos últimos meses do ano passado. Quatro das cinco atividades consideradas na pesquisa tiveram expansão, com destaque novamente para os serviços de informação e comunicação. O único segmento que exibiu contração foi o de transportes, em decorrência da queda da produção industrial, que derrubou fortemente o volume de cargas transportado.
Em síntese, o resultado de novembro segue apontando para uma retomada gradual do setor serviços, que deve terminar 2019 mostrando aumento por primeira vez em cinco anos, contribuindo para o crescimento da atividade econômica, dado seu peso composição do Produto Interno Bruto (PIB).
Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal