Temas em Análise 259: Varejo Mantém Tendência de Recuperação Gradual em Novembro

VAREJO MANTÉM TENDÊNCIA DE RECUPERAÇÃO GRADUAL EM NOVEMBRO

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro, os volumes de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) e do ampliado (que inclui todos os segmentos) registraram altas de 2,9% e 3,8%, respectivamente, sobre o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo). Em 12 meses, houve leve perda de intensidade do crescimento de ambos tipos de varejo (1,6% e 3,6%, respectivamente), em relação a outubro.

Apesar dessa pequena “perda de fôlego”, o varejo continua se recuperando de forma gradual, impulsionado pela maior disponibilidade de crédito, pelos juros mais baixos, pela recuperação do emprego e da renda, que ainda contou com a liberação do FGTS. Assim, na comparação anual, novamente houve crescimento generalizado dos segmentos considerados pelo IBGE, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, cujas vendas também se beneficiaram das promoções do período de “Black Friday”.

Em síntese, os resultados do varejo em novembro confirmam a trajetória de recuperação gradual, no contexto de consumidores ainda cautelosos em termos de disposição a comprar. As vendas do comércio fecharão 2019 apresentando crescimento, embora provavelmente inferior ao observado no ano anterior.

 

Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal