SETOR SERVIÇOS VOLTA A CRESCER EM 2019, APÓS 4 ANOS DE QUEDA
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços, em dezembro, apresentou alta de 1,6% sobre o mesmo mês de 2018, configurando o quarto resultado positivo consecutivo (ver tabela abaixo). Durante 2019, houve expansão de 1,0%, a primeira nos últimos quatro anos, embora ainda exista elevada ociosidade no setor.
Em termos anuais, quatro dos cinco segmentos que compõem a pesquisa mostraram crescimento, com destaque para serviços de informação e comunicação, impulsionados pelo maior uso de aplicativos de entregas e de mobilidade urbana. A única queda nos serviços auxiliares de transporte e correio, provocadas pela retração do transporte de carga, afetado negativamente pela redução da atividade industrial.
A melhora relativa do desempenho do setor foi explicada pela maior geração de empregos, e pelo aumento da renda, observados ao longo do ano passado, sendo este último intensificado pela liberação dos saques de FGTS/PIS-PASEP.
Em síntese, o setor serviços voltou a crescer após 4 anos de queda, o que apesar de constituir uma notícia alentadora, não é capaz de compensar os resultados negativos anteriores, apontando para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 próximo ao anotado nos dois últimos anos, tal como parece sugerir o indicador de atividade divulgado pelo Banco Central (IBC-BR). A perspectiva é de que a retomada desse importante setor continue em 2020, na medida em que a recuperação do emprego e da renda também prossiga durante os próximos meses.
Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal