SERVIÇOS “PERDEM FÔLEGO” EM FEVEREIRO, SEM
AINDA SOFRER OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, o volume de serviços prestados aumentou 0,7%, ante igual mês de 2019 e no acumulado dos últimos 12 meses (ver tabela abaixo), mostrando “perda de fôlego” em relação a dezembro e janeiro últimos, mesmo antes do início do isolamento social.
No confronto anual três das cinco atividades cresceram. As maiores contribuições vieram de outros serviços e serviços prestados às famílias, impulsionadas pelo crescimento da renda total auferida pelos trabalhadores (massa salarial). Também transportes (que corresponde a 30% da amostra), que vinha em queda, se recuperou com leve alta. O agregado do turismo apresentou forte elevação, por conta do Carnaval, que no ano passado caiu em março. Os impactos positivos vieram de locação de automóveis, hotéis e restaurantes e transporte aéreo.
Em síntese, no início do ano, o setor de serviços seguiu crescendo, mas perdeu ritmo. A perspectiva geral para os próximos meses é de forte queda, devido ao isolamento social, disposto para conter o contágio do novo coronavírus. Em relação aos segmentos afetados, os efeitos negativos deverão ser maiores para as atividades turísticas, transporte, principalmente aéreo, hotéis e restaurantes. Na contramão, podem ser beneficiados serviços de informática e comunicação, de T.I. e de saúde e assistência.
Por IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal