São Paulo, 20 de setembro de 2021 - As vendas registradas no comércio paulistano na primeira quinzena de setembro mostram que as pessoas estão consumindo cada vez mais em São Paulo. A movimentação no varejo foi 14,6% maior nestes primeiros 15 dias do mês comparada com o mesmo período de agosto. Se equiparada às mesmas duas semanas de 2020, a recuperação da economia do varejo foi de 24,4%. Os números são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) feito com base nos dados da Boa Vista S/A.
A curva que aponta para uma recuperação das perdas causadas pela pandemia está ascendente desde maio, quando, na ocasião, foi impulsionada pelo Dia das Mães. Só que desde então, com a maior flexibilização do comércio, com o aumento da vacinação e o crescimento da mobilidade nos centros urbanos, os comerciantes passaram a vender mais. Isso significa que em 2022 a economia deverá, sim, de fato, voltar a crescer na capital.
"Hoje, ainda estamos recuperando o que foi perdido a partir do distanciamento social que começou lá no início de 2020", afirmou Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP. "Só podemos considerar crescimento depois que atingirmos e superarmos os números de antes da pandemia", explicou.
De acordo com Solimeo, apesar de os mais pobres terem contribuído para o aumento do consumo, por conta do dinheiro recebido pelo auxílio emergencial, a grande fatia da população que está indo às compras agora é outra. "A economia está sendo impulsionada em sua maior parte pelas pessoas que já podiam comprar durante o isolamento social e não compravam, porque não saíam de casa", afirmou.
Semana Brasil - A Semana Brasil que aconteceu de 3 a 13 de setembro em todo País, um festival de promoções de empresas do varejo e prestadores de serviços dispostos a oferecer descontos e promoções vantajosas para seus clientes, também ajudou a movimentar a economia em São Paulo.
Comparado com o mesmo evento realizado no ano passado, o crescimento foi de 35,7%. "Apesar de parecer algo considerável, é preciso levar em consideração também que o contexto daquela ocasião era outro, com mais restrições ao comércio, menos mobilidade urbana e menos vacinas à disposição da população", disse Marcel Solimeo.
Se a base de comparação for a Semana Brasil de 2019, uma época sem pandemia, o aumento nas vendas é de 1,1%.
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Por ACSP